Teologia? ...E daí?

By Leonardo Carvalho - sexta-feira, setembro 12, 2014

É comum compartilharmos o evangelho em nossas comunidades de fé e sermos recebidos com aceitação e sincera contrição dos que nos ouvem. Muitos estão certos de que tudo o que explanamos no texto bíblico é importante e merece ser refletido. Mas é nítido a rejeição a primeira soada da palavra Teologia. É quase uma repulsa generalizada por aquilo que dizem não os pertencer.
O paradigma de que a teologia estava ligada unicamente para formação pastoral também já não existe mais. Estima-se que 85% das igrejas no mundo são lideradas por pastores com pouca ou nenhuma formação teológica. E deste número, menos de 10% dos pastores possuem um diploma de teologia.
Há pesquisas que mostram uma outra realidade assustadora na igreja norte americana. O Instituto Barna mostrou que Pastores são escolhidos pelo relacionamento interpessoal, capacidade de gerir, mas a preocupação com a sua teologia aparece somente no 8° lugar.
O que era importante infelizmente se tornou obsoleto. E o quadro é daí para pior. Muitas denominações de renome histórico infelizmente perderam sua identidade e caminham para o colapso.
 
Estaremos fazendo uma série de postagens sobre este tema tão relevante, intrinsecamente à vida da igreja. Que tem muito a nos dizer sobre o Deus que servimos, que também tem a dizer sobre o ser humano e suas relações. 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Comente e nos ajude a compartilhar este post. Reforme-se!